Este blog surge como produto do projeto jornalístico “Ciência em Construção: Praticando a Soberania Digital nas Universidades Públicas, abrindo as portas do Fediverso”. A ideia de “ciência em construção” surge inspirada pela ideia de “ciência em ação” do Bruno Latour. Essa abordagem é uma maneira de compreender à ciência como ela é “feita”, ou seja, seus métodos, a evolução de uma teoria ao longo dos anos, as mudanças na sociedade e nas políticas públicas que afetam à mesma, em outras palavras, focar nas diversas partes e processos que compõem sua construção.
Este projeto visa comunicar e divulgar os avanços, desafios, alcance, resultados e as experiências do projeto de pesquisa “O Fediverso nas Universidades Públicas: iniciativas para a construção de uma soberania digital nas universidades paulistas”, o qual procura promover a soberania digital nas universidades do estado de São Paulo por meio da adoção de redes e plataformas descentralizadas, como o Mastodon, PeerTube e o presente blog.
Esta iniciativa, é executada por quem lhes fala, Damny Laya, um pesquisador e comunicador de ciência, e supervisada pelo pesquisador Rafael Evangelista do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) na Unicamp. Juntos visamos criar um modelo de divulgação científica autônomo e democrático, livre da dependência das big techs, e fortalecer a cultura da ciência aberta, explorando as potencialidades do fediverso (uma rede de plataformas e serviços interconectados, incluindo redes sociais descentralizadas).
Tudo começou no Labjor, onde por iniciativa do pesquisador Rafael Evangelista foi instalado um servidor próprio e criada uma instância no Mastodon, uma das principais redes descentralizadas do fediverso. Essa ação representou um primeiro passo estratégico para divulgar e comunicar os trabalhos e a produção científica do laboratório em redes alternativas às controladas pelas big techs, plataformas centralizadas que vem se apresentando como problemáticas à nossa soberania digital. Desde então trouxemos à nossa instância, alguns pesquisadores e pesquisadoras, o podcast de divulgação da ciência do laboratório, e também premiado pela ANPOCS, o Oxigênio, a revista ComCiência, a primeira revista eletrônica de jornalismo científico do Brasil desde 1999, em parceria com a SBPC. Também criamos nossa própria instância no Peertube.
Dito isto, de agora em adiante ficarão sabendo, de primeira mão, dos avanços do nosso projeto em ação por este espaço.